domingo, abril 25, 2021

Domingo de Adventure Lab® Caches (Camacha e Caniçal)

Com a Depressão Lola ainda a dar um ar da sua graça resolvemos ir visitar as mais recentes Lab® Caches que sairam cá na ilha. Camacha e Caniçal eram o nosso destino. Chegados à Camacha (é uma pena o Museu do Vime estar fechado) começamos logo a recolher a informação necessária para a Lab Camacha Cultural.
Esta Lab levou-nos a visitar a Igreja Paroquial, a Igreja Matriz, a Casa do Povo, a capela de São José e a conhecer um pouco mais sobre o Conselheiro Ayres de Ornelas.
Igreja Matriz
Capela de São José 

 Foi um passeio muito agradável mas as obras no Largo da Achada (primeiro local em Portugal onde se jogou futebol) tiraram o encanto ao local. Seguia-se a Lab Caniçal. Conhecemos o Caniçal relativamente bem devido às inumeras caches que por lá já fizemos e pelos locais visitados mas é sempre um prazer visitar esta vila que tanto tem para oferecer. Ir ao Caniçal e não comer umas lapas é quase um crime... Adiante. O primeiro ponto levou-nos à bela Levada do Caniçal. Ainda não tivemos a oportunidade de percorrer esta levada na sua totalidade mas certamente não nos escapará.
Vista sobre a vila do Caniçal 

Segui-se o Museu da Baleia e mais um ponto recolhido. Quanto ao Museu, que já tivemos oportunidade de visitar algumas vezes, achamos um pouco caro (cerca de 10 euros por pessoa) para a nossa realidade mas vale a pena pois é uma visita que nos mostra como a vida era dura para aquelas gentes. Como a tarde era de sol e estávamos à beira mar, nada melhor que um geladito para o nosso mini, uma coral tónica para mim e um fino para a lady cá de casa. O belo monumento que se encontra na rotunda perto do cais do Caniçal deu-nos a terceira pista. A quarta e quinta pistas levaram-nos até à Ponta de São Lourenço. Pelo caminho, uma paragem na Praínha para mais umas informações.
Para finalizar em beleza, nada melhor que o Miradouro da Ponta do Rosto.
Aqui é possível sentir a imponência da natureza.