terça-feira, novembro 13, 2007

Parece jornalismo mas em mau!


Ora bem!
Há uns dias atrás tentei dar uma de intelectual e sentei-me numa esplanada de um café a ler um dos jornais da região (Madeira) tendo, na mesa ao lado, a companhia de uma senhora de idade que emborcava uma imperial e comia amendoins.
Enquanto eu folheava aquela peça jornalistica, deparei-me com uma notícia que me chamou à atenção.
Vamos lá ver o que dizia a noticia:

"Um cidadão estrangeiro foi ontem de madrugada vítima de uma queda “espectacular”, numa unidade hoteleira da Estrada Monumental, quando pretendia sair da residência pela janela através de lençóis amarrados uns aos outros. Só que, desta feita, o homem, de 45 anos, acabou por cair no telhado de um vizinho e sair com algumas mazelas desta “proeza”. Foi socorrido e encaminhado para o hospital."
Ora bem, se bem entendi, este/a jornalista escreve e entende que uma queda é "espectacular" e defeniu-a como sendo uma "proeza".
Dasssssssssssssssss! Olha se a moda pega?
Já estou mesmo a ver. Morrem 60 ou 70 pessoas num acidente numa das estradas da Madeira e o jornalista descreve o acidente como algo de espectacular e maravilhoso pois durante esta proeza apenas não ficaram vivas 60 ou 70 pessoas. Um furacão mata centenas de pessoas no Pacifico mas não há motivo para se entrar em pânico porque os acidentes naturais são algo de espectacular que comete a proeza de por termo a vidas e causar imensos danos materiais. Espectacular, não é?
Fui ao dicionário da Porto Editora verificar o significado de espectacular:

espectacular:

- adjectivo uniforme;

- que dá muito nas vistas; grandioso; ostentoso; espaventoso;


- coloquial excelente; muito bom; magnífico;

- popular escandaloso;

(Do fr. spectaculaire, «id

"- Ah e tal, o fulano estrangeiro deu uma queda que deu muito nas vistas.

- Aquele acidente foi grandioso

- Não, eu acho que foi ostentoso e espaventoso.

- Vai-me permitir discordar de si caro amigo mas o modo como ele deu com o
costelado no telhado do vizinho foi algo de muito bom, quiçá magnifico.

- Sim e também um pouco escandaloso, não acha?"

Como diria o Berardo e o seu mini caixotinho "FFFFFFFFFFFFFFFFFFFFuck You".

O que fica desta pérola do jornalismo?
Eu respondo. O cidadão estrangeiro era estúpido como o raio que o há-de partir porque todas as casas, apartamentos, vivendas, etc… têm portas e ninguém no seu perfeito juízo entra e sai das suas casas pela janela, a não ser que pretenda praticar o acto do furto.

12 comments:

Anonymous Anónimo said...

é espectacular verificar k ainda existem pessoas k desconhecem o real significado das palavras.
é espectacular constatar k se trata de um espectacular profissionalismo (será k usei o adjectivo errado? Não!este adjectivo parece-me espectacular...) lol!!!
sandrina

terça-feira, 13 novembro, 2007  
Anonymous Anónimo said...

Então não é espectacular?! Claro que é!
A queda em si, por todo o contexto que a envolve, cria todo um espectaculo de estupidez ou azelhice!
Por isso estás a criticar a senhora jornalista porquê? Não concordo contigo nesta observação! Isto de querer fazer humor baseado naquilo que aparece na comunicação social sim senhor...! Mas quando é forçado... indigna e não tem piada!

Observação, observação é veres no Noticias de Viseu (texto da foto destaque da capa)o seguinte: Já morreram 25 pessoas na estrada A"qq coisa" nos primeiros 9 meses do ano!
Ora é de uma pessoa ficar a pensar, que por este andar, nos seguintes 9 meses do ano isto pode agravar se não se tomam medidas urgentemente! E por isso aqui manifesto a minha preocupação para que a mensagem seja encaminhada a quem de direito!

Ass:-Ó Luis... E se fosses pró C******?! Hein?! :D

quarta-feira, 14 novembro, 2007  
Anonymous Anónimo said...

E mais...
Só para argumentar um bocadinho a favor da Jornalista. A queda do senhor é triste e é lamentável, mas pode ser espectacular, porque pode de facto utilizar-se neste contexto!
É como uma explosão atómica é triste e é lamentável por causa das radiações e das consequências no ambiente e tal, mas no entanto o cogumelo atómico é espectacular! Porque o efeito visual coloca-nos na posição de espectador de algo, depois decidimos (conforme o gosto)se bastante ou apenas moderadamente espectacular!
E mais, repara que o homem está vivo, logo é espectacular! Digno de um espectaculo: "Senhoras e senhores convosco o homem que se atira de janelas sem capacete, sem rede protectora nem cordas de bungee jumping e no final ainda vai fazer o jantar para toda este auditório!"

Ass: O mesmo do post anterior! Tu sabes quem é!

quarta-feira, 14 novembro, 2007  
Anonymous Anónimo said...

Mas por falar em espectacular podes sempre ver aqui isto! Mas vê tudo porque é mesmo espectacular! E atenção à palavra espectacular! Espectacular! Espectacular pá! Porreiro pá! Espectacular pá!

ver aqui:
http://www.youtube.com/watch?v=jN0nM4LyaJI

quarta-feira, 14 novembro, 2007  
Blogger LuísFixe said...

E vira o disco e toca o mesmo.

quarta-feira, 14 novembro, 2007  
Anonymous Anónimo said...

Devo acrescentar, como testemunha do acontecimento, que o uso do adjectivo "espectacular" neste contexto não é o único "erro" (digamos assim) desta notícia. Há outros, igualmente fáceis de detectar mesmo para quem não conhece o edifício em questão. Ora, se descrevem o prédio como uma unidade hoteleira, como é que a seguir dizem que ele saiu da sua residência?.... Além disso, não se trata da Estrada Monumental, mas sim da Rua Vale da Ajuda. Esta observação pode não parecer muito significativa, mas, se formos turistas ... Com tanto esclarecimento que podia ser feito, fiquei, até hoje, sem saber o que se passou naquele dia em que ambulância e bombeiros invadiram as traseiras de um prédio onde um homem tentava trepar por todos os muros e mais algum para entrar num apartamento e que, quando questionado, só sabia dizer "I don't want to be in Portugal anymore". Lembro-me de ter pensado: "Estes estrangeiros são tão dedicados à causa de conhecer usos e costumes que até já partilham os nossos sentimentos!"
Elsa Lomba

quarta-feira, 14 novembro, 2007  
Blogger Bao said...

A sério que não sei o que dizer... Se esse erro fosse o maior dos nossos(Portugal) problemas, até perdia algum tempo a pensar nisso.
Só posso dizer que teria sido bonito assistir ao gajo a bater com a fronha no chão. Ou então...não.

quinta-feira, 15 novembro, 2007  
Anonymous Anónimo said...

Ó ANÓNIMO mama-me a gaita que é espectacular
Ass:Gibraio

quinta-feira, 15 novembro, 2007  
Blogger Nuno Judas said...

Uma espectacular noticia com um espetacular texto de m...

sexta-feira, 16 novembro, 2007  
Anonymous Anónimo said...

Oh Luisinho!... trabalha mais e brinca menos. A idade da adolescência já terminou!já deu para demonstrar que não tens categoria...

segunda-feira, 14 janeiro, 2008  
Blogger LuísFixe said...

como se diz por aqui, "vou-te aturar!"

terça-feira, 15 janeiro, 2008  
Anonymous Anónimo said...

lol...

quarta-feira, 16 janeiro, 2008  

Enviar um comentário

<< Home