terça-feira, fevereiro 20, 2007

Ida ao Monte.

Ora bem pessoal, ontem (19 de Fevereiro de 2006) fui experimentar uma das atrações turisticas da bela ilha da Madeira. Falo do teleférico que liga o centro do Funchal ao Monte.

Do antigo comboio a vapor ao mais sofisticado teleférico dos nossos dias, o Funchal encontra-se novamente ligado à exuberante beleza do Monte.
Esta é uma forma inovadora de revelar a beleza secreta da Madeira, de uma forma confortável e sem poluir o meio ambiente. Sim, já é possível 'voar' sobre as maravilhosas paisagens da Madeira!

Inaugurado em Novembro de 2000, o teleférico parte do jardim do Almirante Reis, situado na zona velha da cidade. Esta estação dispõe de boas condições de estacionamento e encontra-se perfeitamente integrada nos planos de recuperação da Zona Velha da Cidade. A Estação do Monte situa-se junto ao Jardim Tropical Monte Palace, no Caminho das Babosas, num cenário verdadeiramente encantador.
O percurso inclinado, feito em cerca de 15 minutos, tem 3,718 m de comprimento e vence um desnível de 560 m. As 39 cabines, de oito lugares sentados cada uma, poderão transportar 800 pessoas por hora, e a velocidade reduzida nas estações faz com que o embarque e o desembarque de passageiros com alguma dificuldade motora se torne acessível.

Nos primórdios do século XX, o comboio a vapor efectuava as suas primeiras viagens, com os primeiros turistas, pela encostas do Monte transformando esta viagem numa experiência memorável. Agora, passados quase 100 anos, é a vez do teleférico refazer o percurso do velho comboio a vapor.

O percurso, todo ele numa simbiose mágica de contrastes e vistas magníficas, começa por sobrevoar a zona antiga da cidade para depois, ao ganhar altura, cruzar a ribeira de João Gomes. A partir daqui o trajecto desenvolve-se em zonas com características menos urbanas, cujo principal atractivo é a deslumbrante vista do anfiteatro do Funchal.
Para além de desfrutar desta magnífica paisagem, torna-se mais fácil e cómoda a deslocação ao Monte romântico.
Não perca esta oportunidade de contemplar a Madeira do ar, sem precisar de andar de avião!
Os preços deste serviço são:
IDA - Adulto 10 euros
Crianças 5 euros
IDA E VOLTA - Adulto 14,50 euros
Criança 7,25 euros

Para voltarmos ao Funchal, optámos pelos Toboggans, mais conhecidos pelos típicos Carros de Cestos.


Apreciem.