sábado, janeiro 28, 2006

Quem criou Osama bin Laden? Terá sido a CIA?


“Throughout the world ... its agents, client states and satellites are on the defensive — on the moral defensive, the intellectual defensive, and the political and economic defensive. Freedom movements arise and assert themselves. They're doing so on almost every continent populated by man — in the hills of Afghanistan, in Angola, in Kampuchea, in Central America ... [They are] freedom fighters.”
Será isto um apelo para a jihad (guerra santa) retirado de uma famosa fatwa do fundamentalista islamico Osama bin Laden? ou será apenas um comunicado do, agora extinto, regime Taliban em Kabul?
Na verdade, os actos terroristas de bin Laden e seus colaboradores, bem como a sua guerra santa contra o "império do mal" foram apoiados pelo ex-Presidente dos E.U.A Ronald Reagen a 8 de Março de 1985. Nesta altura, o "império do mal" era a Uniãoi Soviética, bem como os movimentos terceiro mundistas que combatiam o colunialismo, o apartheid e a dictadura norte-americana.
Como as coisas mudam.
No rescaldo de uma série de atentados terroristas, bin Ladem, "the freedom fighter", é agora considerado pelos governantes dos E.U.A e pelos mass media ocidentais como sendo um "mestre na arte do terrorismo" e como o "mal em pessoa".
No entanto, o governo norte-americano recusa assumir o papel principal na criação do movimento q deu origem a bin Laden, aos Talibans e aos terroristas fundamentalistas islamicos que espalharam o terror pela Argélia e pelo Egipto - e talvez no atentado que assolou Nova York.
Lá diz o ditado popular: "O bom filho à casa torna" , nem que seja para a deitar a baixo.